NOTÍCIAS

08/10/2019


Você pode não saber, mas uma grande parcela de culpa pelo fechamento de empresas decorre de uma falha humana: a falta de planejamento e gestão financeira. Isso quer dizer que, além de enfrentar as dificuldades do mercado, uma empresa precisa estar bem estruturada financeiramente para continuar em funcionamento.
No entanto, para que assim seja, é preciso que o empreendedor domine alguns conceitos e compreenda como esse tipo de conhecimento pode impactar no sucesso de seu negócio. Não basta ter uma ideia inovadora: é preciso buscar aperfeiçoar conhecimentos em gestão financeira.
Planejamento financeiro:
O planejamento financeiro é uma das premissas que não podem faltar em um negócio. Aliás, ele tem início antes mesmo de o funcionamento da empresa começar e se prolonga por toda a sua existência. Ou seja, esse é um exercício diário de todo empreendedor.
Para empreender, você necessariamente precisa saber com o que está lidando e conhecer o mercado, suas possibilidades e necessidades. A partir disso, é preciso traçar um panorama de gastos e organizar um planejamento de quanto você precisa para abrir a empresa e mantê-la em funcionamento. Assim, o planejamento financeiro envolve questões como:
- Monitoramento de gastos e receitas;
- Orçamento da empresa;
- Gestão de fluxo de caixa.


Gestão de custos:
A gestão de custos é outra ferramenta bastante estratégica em uma empresa. Afinal, é ela que assegura o seu sucesso financeiro! Entenda: para precificar adequadamente o seu produto, é necessário conhecer todos os custos envolvidos em sua produção.
Todo empresário precisa saber definir os custos fixos e variáveis de seu negócio. Para isso, é importante manter um registro preciso de todos os gastos. É ele que vai garantir que seja possível identificar desperdícios e setores que necessitam de mais investimentos.
Ou seja, o controle de gastos fornece informações relevantes sobre a rentabilidade e desempenho da empresa e auxilia o planejamento financeiro e estratégico do negócio.
Investimentos e empréstimos:
Outro fator importante para a saúde financeira de um empreendimento é a decisão do empresário de fazer investimentos e empréstimos. De modo geral, por envolver o uso do capital da empresa, é importante que tais questões sejam devidamente planejadas e estudadas.
No caso de empréstimos, por exemplo, é muito importante avaliar todas as opções disponíveis no mercado e tentar fugir das altas taxas de juros praticadas pelos bancos tradicionais. Nesse cenário, conhecer melhor as modalidades de empréstimo alternativas, como o empréstimo coletivo, é importante para se fazer uma escolha acertada.
Relatórios de Gestão:
-relatório de vendas;
-fluxo de caixa;
-contas a pagar;
-gestão de estoque;
-cadastro de clientes; e
-saldos bancários.


Lembrando que separar documentos e valores do CPF(particular) do CNPJ (empresa), evitando misturar e prejudicar a sua empresa.Gerar esta conciência empresarial de Gestão é a mais complexa, devido ao empresário considerar mesma fonte de renda. Faça correto, sucesso!

Fonte: Quioca Contabilidade Ltda

NOTÍCIAS