NOTÍCIAS

22/09/2020


Os Contadores contribuem para o desenvolvimento das empresas e o crescimento do País. Desejamos a todos os contadores felicitações pelo seu dia e que sigam auxiliando no trabalho diário das empresas.
O Dia do Contador é comemorado todos os anos no dia 22 de Setembro, no Brasil. O Contador é o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa.
Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre o Contador e o Contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contáveis, enquanto que o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade.


Origem do Dia do Contador
Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis.
A criação da data homenageou a criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.
“O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País”, declarou o CEO e fundado do Jornal Contábil, Ricardo Freitas.
O contador do futuro é um recurso valioso para ajudar o empreendedor a buscar oportunidades de economia e boas práticas na gestão fiscal e financeira.
Por isso, neste 22 de setembro, convidamos os contadores, no seu dia, para se juntarem ao Jornal Contábil nesta homenagem. Todas as empresas, clientes e parceiros deste profissional de valor que busca, no seu trabalho diário, dar o seu máximo e fazer o seu melhor.

Fonte: Jornal CTB

NOTÍCIAS