NOTÍCIAS

13/01/2021


A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (12/01) a 79ª Fase da Operação Lava Jato, denominada Operação “Vernissage”.


Nesta fase apura-se especificamente a prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no período compreendido entre os anos de 2008 e 2014, envolvendo contratos entre a Petrobras Transporte S.A - TRANSPETRO, subsidiária da Petrobras, dedicada ao transporte e a logística de combustível no Brasil, e empresas pertencentes ao grupo empresarial ESTRE, em decorrência de contratos por elas firmados com a TRANSPETRO. Trata-se de um aprofundamento da 65ª Fase da Operação Lava Jato, denominada Galeria.
A presente operação é derivada de acordos de colaboração premiada e de provas obtidas em operações anteriores que revelaram a prática da aquisição de diversas obras de arte de modo subfaturado e de transações imobiliárias a fim de lavar as quantias obtidas ilicitamente a partir dos contratos celebrados pelo Grupo ESTRE com a TRANSPETRO por parte dos investigados nesta fase da operação.
Esta fase da operação objetiva apreender provas adicionais da prática de crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa dos investigados.
Participam, pela Receita Federal, 10 Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários que, desde a madrugada, atuam nas cidades de São Luis, Brasília e Rio de Janeiro na execução de parte de 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, que estão sendo cumpridos nestas cidades.

Fonte: Receita Federal

NOTÍCIAS