NOTÍCIAS

14/01/2021


Tomar uma decisão é algo que exige muito de todos nós. E quando levamos esta situação para o campo empresarial, as coisas se complicam um pouco mais, pois as decisões tomadas em uma empresa, geralmente, envolvem processos, custos e também pessoas. Por estas e outras razões, é que, diante deste contexto, é necessário que tenhamos bastante atenção ao fatos e também inteligência emocional para lidar com o que pode acontecer após uma decisão tomada.
Um processo de tomada de decisão pode ser simples ou complexo — isso vai depender do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha no contexto em que o indivíduo está inserido, bem como em sua vida pessoal ou profissional. Tomar decisões envolve a identificação do problema, bem como definir os critérios, analisar, escolher alternativas e verificar a eficácia da decisão.
É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades para fazer isso, em qualquer situação da vida. Isso porque, uma vez consumada, a decisão é uma estrada praticamente sem volta. Portanto, é importante ponderar e saber fazer as escolhas certas na hora certa, além de manter um compromisso efetivo com a escolha feita, bem como com suas consequências.
Se você é um profissional que precisa lidar com decisões difíceis diariamente na empresa em que trabalha, convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir o quão é importante o seu papel neste processo decisório.


A tomada de decisão e sua importância


A velocidade com que as diversas situações ocorrem dentro de uma empresa, fazem com que tenhamos de tomar inúmeras decisões ao longo do dia, umas mais simples, ou um pouco mais complexas. Mas a verdade é que, independentemente, do grau de dificuldade de uma decisão, o fato é que ela sempre vai trazer consigo consequências, positivas ou negativas.
Acontece, que mesmo diante destas duas possibilidades, nós, empresários, empreendedores, e gestores como um todo, não podemos fugir dessa responsabilidade, uma vez que as decisões que tomamos são de extrema importância para aqueles que dependem de nós no ambiente empresarial.
Daí vem também a grande importância da tomada de decisões nas organizações, pois são elas que fazem com que nossas empresas saiam do lugar e mantenham-se em constante movimentação no mercado em que atuamos. Assim, o primeiro passo para compreender o quão importante é uma decisão e passar a tomá-la sem grandes sofrimentos, é entender que elas nos trarão grandes ensinamentos, para que assim nos tornemos cada vez mais experientes neste processo.


Evite a impulsividade


É importante que você entenda que nenhuma decisão precisa ou deve ser tomada do dia para a noite. Sendo assim, nada de impulsividade neste momento. A dica é que você reflita bastante, analise primeiro os fatos, para em seguida chegar à uma decisão que seja benéfica para o maior número de pessoas possível.
Quando decide-se de maneira impulsiva, sem analisar o contexto como um todo, perde-se a oportunidade de tomar uma decisão assertiva, podendo esta prejudicar mais do que ajudar no futuro.


Coloque os pontos positivos e negativos no papel


Quando precisamos tomar uma decisão importante, a tendência é que deixemos a emoção falar mais alto e fiquemos cegos para os fatos reais que a envolvem. Para que isso não aconteça, o ideal é que coloquemos em um quadro ou em um papel, os prós e contras de determinada decisão.
Assim, teremos uma visão mais ampla das implicações de cada uma delas e poderemos decidir de maneira mais assertiva, segura e racional.


Empresários, gestores, empreendedores, administradores, e assim por diante, estão constantemente passando por situações em que se encontram diante de um variado número de caminhos, e precisam escolher aquele que leve a organização a atingir o seu potencial máximo.
Um dos grandes diferenciais de uma boa liderança é sua capacidade de tomar decisões, de forma rápida e assertiva, que gerem resultados positivos para a organização, para seus colaboradores de uma forma geral, e também para si enquanto profissional.
Em sua vida, o poder de fazer a escolha certa é o que vai definir suas decisões e a forma como apresenta e sustenta suas convicções. Fazer uma boa escolha exige que sejamos confiantes e sinceros com cada uma delas. Por isso, é importante que evitemos protelar ou deixar nossas decisões para depois.
O fundamento das boas decisões é o autoconhecimento, pois é a partir dele que o profissional passa a entender de maneira pontual o que realmente faz sentido para sua vida. E é justamente a partir deste entendimento que é possível desenvolver um discernimento maior para escolher o que é melhor e está de acordo com seus valores e objetivos.

Fonte: coaching

NOTÍCIAS