NOTÍCIAS

19/11/2021


O 1º Seminário Virtual da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) foi realizado na quarta-feira (17). O evento contou com a participação de todas as diretorias da SEF/SC, que apresentam temas como gestão, arrecadação, dívida pública, segurança de dados, planejamento orçamentário, transferências voluntárias e prestação de contas governamental.
“O objetivo é apresentar a evolução das atividades ao longo de 2021 e promover uma integração entre as diretorias. Podemos dizer que, no Governo Estadual, a Secretaria a Secretaria da Fazenda é o coração, que pulsa dentro de todos os serviços públicos que o Estado presta. A Fazenda arrecada e aplica os recursos, fazendo a gestão financeira, para que cheguem na ponta, nos serviços à população”, exemplificou o secretário da SEF/SC, Paulo Eli, na abertura do encontro. Ele destacou que, desde 2018, está sendo trabalhada uma junção de equipes e reestruturação. “Não fazemos nada individualizado, trabalhamos em um ciclo e um processo onde cada atividade é fundamental para os bons resultados que estamos conquistando”, reforçou.
Foram apresentados diversos programas e ações que foram lançados recentemente pelo Governo do Estado, como o SC Mais Renda, SC Mais Renda Empresarial, SC Mais Moradia, SC Mais Mobilidade, além de investimentos para Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança entre outras áreas. A secretária adjunta, Michele Roncalio, completou a fala ao abordar as operações de crédito com captação para projetos estruturantes e com foco em investimentos efetivos. “Estamos na fase de conclusão da carta de crédito junto ao BNDES, de R$ 400 milhões, para cinco rodovias, cujas obras já foram iniciadas com recursos próprios em todo Estado”, citou.
Na sequência, a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels, falou sobre arrecadação, malhas fiscais e principais resultados. Na introdução, ela agradeceu o empenho de toda equipe da SEF/SC. “Temos muito que comemorar com os excelentes resultados alcançados neste ano. Por meses, conseguimos ultrapassar a faixa de R$ 3 bilhões na arrecadação, fruto de muito trabalho”, salientou. Em seguida, a diretora do Tesouro Estadual (DITE), Arleny Jaqueline Mangrich Pacheco, abordou os efeitos da pandemia de Covid-19 na dívida pública estadual.
A próxima apresentação foi da Diretoria de Administração e Finanças (DIAF), onde o diretor Itamar Bezerra de Mello enfatizou a importância da segurança de dados da SEF/SC. Já o diretor de Planejamento Orçamentário (DIOR), Luiz Selhorst, explanou sobre a Lei Orçamentária Anual 2022. A penúltima palestra foi da Diretoria de Gestão de Fundos (DIGF), com o tema Transferências Voluntárias e os Desafios Governamentais. Por fim, encerrando o seminário virtual, o diretor de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), Jefferson Fernando Grande, pontuou sobre a prestação de contas governamental, apresentando o Balanço Cidadão de 2020.

Fonte: SEFAZSC

NOTÍCIAS