NOTÍCIAS

22/11/2021


Representando o governador Carlos Moisés, os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, participaram nesta quinta-feira, 18, do anúncio da produção dos novos modelos da BMW e da ampliação do setor de engenharia da multinacional. Serão investidos R$ 500 milhões na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, para desenvolver novas tecnologias mundiais com engenharia brasileira na preparação e melhoria da linha de produção, além de possibilitar a execução de projetos ligados à Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil.
“Agradecemos ao Governo de Santa Catarina por um ambiente favorável e que permite atrair aportes em tecnologia e produção na nossa fábrica de Araquari”, destacou a diretora de Relacionamento Governamental do BMW Group América Latina, Gleide Souza. Segundo a empresa, o montante será feito ao longo dos próximos três anos em diversas áreas. Menos de seis meses após o início das vendas na Europa, a fábrica de Araquari começará a produzir no Brasil todas as versões a combustão dos novos BMW X3 e X4 para o mercado nacional.
Para o secretário da Fazenda, Paulo Eli, é muito importante para o estado de Santa Catarina esse investimento adicional da BMW para gerar mais capacidade para a fábrica produzir produtos novos ao mercado brasileiro, e também ao mercado exterior. “Isso vai gerar mais empregos, mais negócios e mais riquezas para a nossa região.”
Já o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, disse que essa ampliação demonstra a aposta certa que a BMW fez ao escolher o estado para sua instalação, em 2014. “A infraestrutura de logística, de portos e o capital humano do estado só fez a BMW crescer, mesmo no período da pandemia. Isso só comprova a excelência de Santa Catarina como estado certo para investimentos de capital internacional.”
Também serão lançados, em breve, os X3 M40i, X4 xDrive 30i M Sport e o X4 M40i. Este último será o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil, com motor de 387 cavalos. A cereja do bolo, porém, vem mais para a frente: a unidade de de Araquari vai receber a produção de um modelo BMW inédito no futuro próximo, que será revelado em breve pela matriz, na Alemanha.
A diretora de Administração Tributária, Lenai Michels; a auditora fiscal e representante do Tribunal Administrativo Tributário (TAT), Sidirlei da Silva Eli; e o auditor fiscal e gerente da SEF/SC em Joinville, Olandio Hornburg, também participaram do ato.


Preocupação sustentável


Todas as atividades da unidade estão em linha com os objetivos ambientais globais do BMW Group 2030: reduzir a emissão de CO² em 80% na produção, em 50% no uso do carro por quilômetro rodado e em 20% na cadeia de fornecimento.
A fábrica de Araquari é neutra em emissão de CO². Em um ano, reduziu seu impacto ambiental e trabalhou na diminuição do consumo de energia em mais de 3 mil MW/h (megawatts/hora), no consumo de água em quase 2 milhões de litros e na redução de geração de lixo em mais de 6 toneladas. De 2019 até agosto de 2021, foram: 21% de redução no consumo de energia, 29% na redução do consumo de água e 72% de redução em descartes gerados.
Os números também são positivos na instalação dos painéis fotovoltaicos no telhado da produção, que cresceram de 562 painéis para 1.372 placas solares, gerando 788 MW/h de energia e atingindo o objetivo de reduzir em 20%o a emissão de CO². Além disso, dois projetos que estimulam a Economia Circular foram criados pelo time da fábrica e merecem destaque.


Com informações e foto da BMW do Brasil

Fonte: SEFAZSC

NOTÍCIAS