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22/06/2022


A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ficar disponível nesta quinta-feira (23), uma semana antes da data de depósito.
Os valores pagos terão correção de 1% pela Selic, de acordo com a Receita.
Geralmente, a Receita Federal libera a consulta com sete dias de antecedência ao depósito. Como o calendário da Receita estabelece que o crédito vai cair na conta dos contribuintes em 30 de junho, a expectativa é de que a consulta comece já nesta semana, a partir das 10h de quinta-feira.


Calendário de pagamentos


O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio, destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.


1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 29 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro


Os pagamentos variam de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro.
Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.


Como saber se vou receber?


Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras).
A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.


Onde o dinheiro será depositado?


O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: Portal Contabil

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