NOTÍCIAS

26/03/2024


Empresas conseguiram acelerar a quitação de suas dívidas em novembro de 2023. Dados mais recentes da Serasa Experian mostram que 56,9% dos créditos negativados no período foram pagos ou renegociados pelas companhias.
Esse foi o 2º maior percentual de dívidas quitadas pelas empresas na série histórica, que começa em janeiro de 2018. Perde somente para abril de 2020. No ano da pandemia, o Banco Central diminuiu drasticamente os juros para movimentar a economia. Isso favoreceu o pagamento dos débitos.]
Esse alto volume de dívidas pagas é um indicador positivo da economia: as empresas estão conseguindo honrar seus débitos.
Entretanto, o cenário pode mudar ao longo de 2024. O Banco Central reduziu a Selic de 11,75% para 10,25% ao ano na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 4ª feira (20.mar.2024). Essa foi a 6ª redução seguida de 0,5 ponto percentual.
Entretanto, a autoridade monetária indicou que será a penúltima queda de mesma magnitude. A partir de junho, o juro base deve cair a patamares menores.
“Na medida em que os juros vão caindo e acumulando quedas […] aos poucos vai reativando a economia. Então as empresas vão sentindo um ritmo de produção maior e melhorando as suas receitas e o seu fluxo de caixa”, disse Luiz Rabi, economista sênior da Serasa Experian, ao Poder360.


NOS ESTADOS


Apenas 4 unidades da Federação tiveram o índice de quitação ou renegociação de dívidas acima de 70%. São elas: Piauí, Roraima, Paraíba e Sergipe.

Fonte: Portal Contabil

NOTÍCIAS