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31/10/2016


A incerteza sobre o cenário econômico nacional ainda tem forte influência no comportamento do consumidor catarinense. A atitude dos clientes do varejo nas compras para o dia das crianças foi mais conservadora e o reflexo disso está no valor do tíquete médio apurado pela pesquisa da Fecomércio/SC e da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC): R$129,81 – retração de 9,7% no comparativo com a mesma data no ano passado.

Para a FCDL/SC um indicativo de maior procura por opções de crédito está no volume de consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC). “Tivemos crescimento de 1,2% nos primeiros dias do mês comparados a 2015, o que mostra a disposição do consumidor em buscar crédito, nas próprias lojas, tendência que deve se repetir no fim do ano”, avalia Ivan Tauffer, presidente da entidade.

Em função do cenário econômico nacional o total de empresas que realizaram contratações temporárias para a data foi reduzido neste ano (6,4%) – com média de 2,5 trabalhadores por estabelecimento. Outro indicativo é a variação do faturamento em relação à mesma data do ano anterior, que foi de queda de 7%. Já na comparação com os meses sem eventos importantes para o setor o crescimento foi de 17,1%. Quanto ao tíquete médio entre as cidades pesquisadas, pelo segundo ano consecutivo o destaque positivo ficou com Itajaí: R$ 197,42.

Diante das formas de pagamento, a compra à vista foi preponderante, sendo responsável por 64,1% do total, distribuído da seguinte forma: dinheiro (25,9%), cartão de crédito (21,7%) e cartão de débito (16,5%). “Cerca de 18% dos catarinenses estão com dívidas ou contas em atraso. Neste contexto de endividamento e desaceleração da renda, o fato de optarem pelo pagamento à vista é bastante benéfico e indica um amadurecimento do consumidor, que não deixou de garantir o presente, mas comprou de acordo com seu orçamento”, avalia Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

Por fim, a pesquisa de preços foi bem observada pelos empresários do comércio. Para 48% a frequência das consultas foi alta, enquanto que para 40% foi baixa. Completa o quadro os 12% que consideraram razoável esse comportamento.

Considerada a quarta data mais significativa para o comércio, a pesquisa para o dia das crianças foi realizada com 406 empresas do comércio de Santa Catarina, distribuídas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Lages, Joinville e Florianópolis.

Fonte: Fecomercio SC

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